Inauguração do Projeto Caju Hub e Lançamento do Programa Jovem Tech.
Foi inaugurado no dia 30/09 o Caju Hub, o primeiro hub de inovação da cidade, que marca um novo passo para a economia e desenvolvimento tecnológico local. Localizado no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia, o espaço é fruto de uma parceria público-privada e tem como objetivo capacitar jovens na área de tecnologia da informação, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios no setor. Na cerimônia de inauguração, o prefeito também lançou o programa Jovem Tech, uma iniciativa que capacitará 600 jovens, entre 16 e 29 anos, para atuarem no mercado de TI.
Com um investimento total de R$ 6,5 milhões, o Caju Hub e o Jovem Tech contam com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e recursos destinados por parlamentares sergipanos, incluindo o senador Alessandro Vieira e o governador Fábio Mitidieri, em seu mandato anterior como deputado federal. Para Edvaldo Nogueira, o projeto não só integra o Planejamento Estratégico da gestão como visa transformar Aracaju em um polo da “economia do futuro”, destacando que o hub proporciona infinitas possibilidades de carreira para os jovens e cria uma incubadora de startups e inovação.
O programa Jovem Tech foi especialmente idealizado para beneficiar a juventude “nem-nem” — que não trabalha nem estuda. De acordo com Marcos Costa, coordenador do projeto e gerente do Instituto de Inovação de Sergipe (Inova-SE), a capacitação tem uma parceria com empresas privadas que irão propor desafios e problemas reais para os participantes desenvolverem ao longo do curso, criando uma ponte direta entre aprendizado e mercado de trabalho. A ideia é que os jovens capacitados, que receberão uma bolsa de R$ 400, sejam absorvidos como mão de obra qualificada por empresas parceiras e possam ter uma oportunidade concreta de carreira.
O Caju Hub também abriga laboratórios e um auditório, além do primeiro laboratório de inteligência artificial do estado. Com foco no desenvolvimento de habilidades como cibersegurança, programação, inteligência artificial e videomonitoramento, o hub será um centro de formação inicial para os jovens e também permitirá a capacitação contínua de servidores municipais e profissionais da área tecnológica.